O que é CDN?
Nos dias de hoje todo mundo não vive sem o Facebook, o tão famoso “ZAP” , Instagram e o Netflix. Para os ISP é um fato que o cliente final sempre se baseia se a qualidade da sua internet é boa baseado no funcionamento dessas aplicações. Quem nunca recebeu “ Netflix não abre” ou “ Envio mensagem no zap mas não chega”? Imagina se todos os seus clientes tivessem que ir até os servidores dessas aplicações em outros países para conseguirem pegar as informações? E o seu consumo? Mesmo que você possua um peering publico (irei explicar o que é posteriormente) no PTT ( se você não sabe o que é PTT eu publiquei um artigo chamado “ O que é PTT e qual o seu impacto na internet do brasil” que explica o que é e os benefícios) para tentar escoar trafego para o IX, uma hora essa porta irá bater o consumo total. E o que você fará? Irá pedir uma nova conexão? Até pode ser o caso, mas, quando se chega a esse patamar de consumo, já é interessante você procurar obter os CDN’S (Content delivery network) de alguns conteúdos para conseguir melhorar a experiencia do seu usuário final e conseguir uma economia de banda significativa.
Uma analogia boa, é o Goku no caminho da serpente. Ele precisa chegar ao conteúdo (Planeta Kaioh) porem fica por dias correndo e nunca chega ao local e quando chega, ele vê o quão custoso foi e a sua experiencia para chegar lá não foi agradável.
Agora, pense, não seria melhor se ele tivesse alguma forma de “ atalho” que o ajude a chegar ao conteúdo que ele precisa? É ai que o CDN entra.
Mas, o que é o CDN? Bom, CDN nada mais é que uma rede de servidores (pontos de presença, ou POP) que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois entrega aos visitantes. Um exemplo do beneficio da CDN podemos citar é a redução do tempo de acesso e melhora de disponibilidade para o usuário final, já que baseada na localização geográfica do cliente, ele irá ser servido por algum CDN próximo, dando todas as qualidades citadas acima, e com isso, ele terá a sensação que está chegando de forma “ mais rápida” ao conteúdo que precisa alcançar, como é o exemplo do gif abaixo rs.
Abaixo uma imagem demonstrando como é a obtenção do conteúdo com e sem CDN.
Como adquiri-los
Bom, as CDN’s podem colocar “caches” ( ou, nós de suas redes) dentro das redes dos ISP’s caso as mesmas enxerguem que é vantajoso para elas terem um POP dela dentro da estrutura do ISP que a solicitou (essa verificação é feita pelo conteúdo através de valores(volume) de trafego.O Brasil Peering Forum (BPF) realizou um levantamento com esses valores e os mesmos podem ser consultados ser aqui) .
Cada conteúdo ( Akamai ou AANP, Facebook ou FNA , Google ou GGC, Netflix ou OCA) possuem seus valores de trafego de referencia e ao solicitarmos o CDN a esses conteúdos (via e-mail ou portal), eles possuem suas próprias ferramentas para consultarem se o seu AS (Autonomous system) possui trafego necessário desse determinado conteúdo dentro do valor de referencia e responde sua solicitação informando se é interessante para eles ou não instalar os servidores deles dentro de sua rede e caso seja, eles dão o OK e os processos para obter o CDN começa (tudo bem explicado pelos conteúdos por e-mail ou pelo próprio portal) .
OBS: Importante frisar que esses equipamentos são “emprestados” SEM CUSTO, sendo o único custo que o ISP terá é o de energia para manter os equipamentos ligados dentro de sua estrutura.
Abaixo está uma imagem do CDN da Netflix.
Peering e quais os seus tipos?
Peering é o processo de interconexão (peer BGP. Caso não saiba o que é isso e como configura, te convido a dar uma olhada nesse artigo que escrevi 😊 ) de redes com o intuito de realizar troca de trafego entre elas. Mas, quais tipos de peerings são possíveis?
Peering Bilateral
Como informei no artigo “ O que é PTT e qual o seu impacto na internet do brasil” , é possível fechar peering com algum participante (conteúdo) do IX (por exemplo) para troca exclusiva com esse(s) conteúdo(s) para podermos receber (ou não) prefixos exclusivos com os mesmos, o que pode nos fornecer uma qualidade de navegação ainda melhor. Uma vantagem disso por exemplo, é se o conteúdo remover os seus anúncios do IX , porem, para quem possui peering com eles ( o chamado, Peering Bilateral) não. A sua qualidade de navegação para aquele conteúdo não será afetada (ou pelo menos, será amenizada) por conta desse peering.
OBS: Importante pontuar que existe também o OpenCDN, que é uma iniciativa do CGI e NIC.br para promover CDN's dentro das cidades onde já existem PTT's.
PNI- Private Network Interconnection
Peering privado é possível quando estamos no mesmo Data Center que o conteúdo ( Facebook por exemplo) e solicitamos um Golden Jump (conexão física direta no equipamento do conteúdo) para nos conectarmos, e com isso fecharmos um peering diretamente com ele.
Uma das vantagens de um PNI é que esse tipo de peering é totalmente independente de problemas relacionados ao IX (caso ocorra) , sendo nesse ponto de vista, mais segura pois você se isola do peering publico e mesmo que ocorra algum problema no IX (PTT), o seu peering com determinado conteúdo que é servido também pelo peering publico, irá continuar funcionando via peering privado.
Um exemplo é na imagem abaixo que o ISP A e o ISP C estão no mesmo data center e ISP A contratou um PNI com o ISP C mesmo que os mesmos estejam trocando trafego dentro do mesmo IX caso ocorra uma falha no mesmo, o peering de ambos ainda irá continuar funcionando e ISP A ainda irá conseguir alcançar os conteúdos do ISP C normalmente.
Alguns dos conteúdos que fecham PNI são: Facebook, Google, Riot Games, Microsoft, Valve Games, Netflix e Amazon.
Espero que tenha ficado claro o que é os CDN’s e como eles melhoram a nossa sensação de navegação e as diferenças de peerings. Até a próxima, e bora fechar mais peerings rs.
Excelente explicação! Aprendi estes conceitos na prática onde trabalho.
Acrescento ainda ao conteúdo a necessidade de verificar a disponibilidade geográfica do ASN, em que pode ser verificada pelo site abaixo: https://www.peeringdb.com/
Outro ponto a se acrescentar é a possibilidade de se fazer Peerings Virtual de conteúdo em outra posição geográfica, através da utilização de um provedor de trânsito IP.
Grande abraço e parabéns pelo grande trabalho!!!